>>>Festivais para alimentar o espírito

Festivais para alimentar o espírito

Tem vezes que o corpo (e sobretudo o espírito) pede outro tipo de festa. Nesses momentos, substitua a música alta pelo som da própria respiração.
A

cantora Lady Gaga pratica ioga de biquíni em uma prancha de stand-up paddle. A modelo Gisele Bündchen faz isso na praia, como é possível conferir pelo Instagram. Já a top Naomi Campbell prefere realizar suas posturas no deck de um iate. Tratada quase como uma religião, seus devotos já não se conformam apenas com retiros espirituais. Agora, querem participar também de verdadeiros festivais dedicados a essa prática indiana milenar.

Além de uma programação focada em saúde e bem-estar, os festivais permitem que iogues deixem suas preocupações de lado e aprimorem suas habilidades físicas e mentais. Com direito a música, conferências e outras atividades, são retiros de meditação melhorados que reúnem pessoas em busca de equilíbrio.

Por meio de um equipado acampamento, o festival Wanderlust proporciona momentos de relaxamento total aos iogues.
Foto: Julianne Lesinski

Equilíbrio sobre a água

Para quem é quase iogue profissional, existem festivais que permitem praticar ioga sobre uma prancha de surfe, modalidade conhecida como Paddle Board Yoga ou SUP Yoga.

A empresa Wanderlust acaba de celebrar seu quinto aniversário como a maior organizadora de eventos de estilo de vida iogue do mundo. É toda uma criadora de experiências que combinam a prática de ioga com o contato com a natureza e espetáculos musicais.

Geralmente realizados em espaços naturais, oferecem excelentes cenários para passeios de fim de tarde, saídas de bicicleta ou meditação em meio à floresta. De 22 a 25 de junho, por exemplo, haverá uma nova edição do festival na cidade de Stratton (Vermont, Estados Unidos): ótima oportunidade para perceber que o “verdadeiro norte” é mais um caminho do que um destino final, uma viagem para se conectar com o propósito da vida.

Grupo practicando yoga en Bali Spirit Festival
O Bali Spirit Festival busca inspiração no hinduísmo e no conceito Tri Hita Karana.
Foto: Kari Heese

Entre 19 e 26 de março, acontece o Bali Spirit Festival, evento que terá música ao vivo, atividades infantis, meditação, seminários e muitas sessões de ioga: tudo para celebrar a procura holística do bem-estar. De fato, o evento se baseia no conceito balinês conhecido como Tri Hita Karana: alcançar a harmonia nas facetas espiritual, social e ambiental de nossa vida.

Um pouco mais urbano, o The Groove Yoga Festival se define como “uma celebração do movimento, da música e da comunidade”. E essa máxima ganha corpo em um festival itinerante realizado em diferentes lugares do mundo, desde o Canadá até o Nepal. A próxima edição já está marcada: será em Hamburgo, na Alemanha, entre os dias 20 e 22 de outubro. Para participar, é só levar uma garrafa de água e seu tapete de ioga.

Nos festivais para o espírito, a ioga é o motor da energia. Eventos para se reencontrar a si mesmo, recarregar o corpo e a mente e conhecer pessoas com a mesma filosofia de vida que você, inclusive alguém que se chame Lady Gaga.

Artigos relacionados

Cidades feitas de livros

Os prognósticos apocalípticos de que o livro eletrônico fulminaria o papel estão longe de ser realidade. Enquanto os eletrônicos desaceleram,...

Diga-me quantos anos tem e te direi como viaja

Não se viaja da mesma forma aos 20 ou aos 50. A boa notícia é que à medida que perdemos...

Lalibela: a Jerusalém etíope

Nas montanhas de Lasta, esconde-se a cidade monástica de Lalibela, cujos templos foram esculpidos em rocha vulcânica com a finalidade...

Rock in Rio incendeia Lisboa

A capital portuguesa prepara-se para cantar os refrãos de Bruce Springsteen, Queen+Adam Lambert, Maroon 5 e Avicii no “maior festival...