>>>Visite Westworld sem gastar 40.000 dólares por dia
Em uma entrevista, Jonathan Nolan, cocriador da série, revelou que o parque fictício tinha quase 1.300 quilômetros quadrados.
Foto: F8shooter via VisualHunt / CC BY-NC-ND

Visite Westworld sem gastar 40.000 dólares por dia

Nova série do canal HBO leva você do futuro ao faroeste. Humanos se misturam com robôs em um mundo sem limites, criado unicamente para satisfazer seus visitantes.
"N

ão há orientação nem livro de instruções; averiguar como funciona faz parte da diversão”, diz a anfitriã. Em seguida, faz o convite para entrar, fantasiar-se de caubói e escolher um chapéu. É a primeira vez que William visita Westworld, um colossal parque temático inspirado no velho oeste e habitado por centenas de anfitriões dispostos a atendê-lo como for: conversação, aventuras e sexo. São robôs de aparência tão humana que é impossível saber quem é quem.

Essas máquinas foram criadas por uma equipe de programadores e roteiristas para que interajam com os hóspedes e proporcionem diversão sem limites. Entretenimento à altura do que pagaram: 40.000 dólares por dia (cerca de 129.000 reais). Beber em um saloon, ajudar o xerife a prender um pistoleiro ou participar de uma batalha contra os índios são algumas das opções entre as múltiplas linhas narrativas que compõem o universo da nova aposta da HBO. A série, criada por Jonathan Nolan e produzida por J. J. Abrams, define-se como “uma odisseia obscura sobre o amanhecer da consciência artificial e o futuro do pecado”.

O Melody Ranch Studio, com sua estrutura de madeira e portas típicas de um saloon, também foi cenário de filmes como “Django Livre”.

Rancho digno de Oscar

De Bob Hope a Sandra Bullock, centenas de atores já passaram pelo Paramount Ranch, na Califórnia (Estados Unidos). Hoje, pertence ao Serviço Nacional de Parques do país e pode ser visitado de forma gratuita. Fique atento para ver se encontra algum anfitrião, já que, ali, também foram filmadas algumas cenas de “Westworld”.

O Westworld da ficção cuida minuciosamente de cada detalhe, e sua produção real não deixa de estar à altura. Com um orçamento que ronda os 100 milhões de dólares (cerca de 322 milhões de reais), dedicou 25 milhões (mais de 80,5 milhões de reais) só para o episódio-piloto. Com um ambiente impecável e um elenco de luxo formado por atores como Anthony Hopkins, Ed Harris e Evan Rachel Wood, é vista como a natural sucessora de “Game of Thrones”. A maioria dos cenários do parque existe e pode ser visitada.

Na vida real, é possível chegar à cidade fictícia de Sweetwater pela estrada State Route 128 do estado norte-americano de Utah. Já na obra, o acesso é feito via trem, o que levou a produção a colocar um vagão sobre um reboque de um caminhão para tornar a filmagem mais realista. Utah reúne a maioria dos cenários naturais de “Westworld”, entre eles o parque estatal Dead Horse Point, cujo ponto mais alto se situa a 600 metros acima do rio Colorado. Dali, o personagem conhecido como ‘Homem de Negro’ e interpretado por Ed Harris dá rédea solta à crueldade em uma das cenas mais impressionantes da série.

Os filmes “Thelma & Louise” e “Indiana Jones” foram rodados em Castle Valley.
Foto: Scott Ingram Photography via Visualhunt / CC BY-NC

Futuro de “Westworld”

“Westworld” foi inspirado no filme de mesmo nome que Michael Crichton escreveu e dirigiu em 1973. Neste longa bastante cultuado, além do parque do oeste, existiam outros dois: um situado na Idade Média e outro na Antiga Roma.

 

Castle Valley e Fisher Valley são outras paisagens de terra vermelha, rochas e pastos que a produção vai levar para as telas. A primeira, a 30 minutos do município de Moab, já tinha sido descoberta pelo cineasta John Ford e virou pano de fundo para seus quatro últimos filmes, embora nunca tenha tido a mesma fama que as formações rochosas da bela região Monument Valley, também recriadas por ele. Para viver uma aventura sem roteiro, convém visitar os parques nacionais de Canyonlands e Arches, com um território amplo e extenso que convida a cavalgar como a personagem Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood).

A primeira temporada de “Westworld” tornou-se a mais vista de uma série original do canal HBO. A segunda vai estrear em 2018.

A jovem é a anfitriã mais antiga do parque e, por isso, conhece cada um de seus cantos na palma da mão. Todos os dias, realiza suas tarefas no povoado, cujas cenas são filmadas no Melody Ranch Studio de Santa Clarita, na Califórnia, para depois explorar as paisagens de Utah. Ela explica o dilema da série com as palavras com as quais foi programada: “Algumas pessoas escolhem ver a monstruosidade deste mundo… o caos; eu escolho ver a beleza”. Ainda que seja criada por e para outros.

Artigos relacionados

Onde Deus pôs o Oeste

Utah e Arizona compartilham o Monument Valley, mas este há de sempre pertencer a John Ford que, mesmo não tendo...

A ilha das igrejas de madeira

Os templos e casas de madeira da ilha de Kizhi, ao norte do lago Onega, na Rússia, venceram a luta...

A maior gruta do mundo

No Vietnã, a remota aldeia de Son Trach ‘esconde’ a gruta Son Doong, a grande atração do Parque Nacional Phong...

A mãe das águas

Seis países, 4000 anos de história e o lar de 60 milhões de pessoas. O Mekong flui por entre terras...