>>>Texas ao natural

Texas ao natural

Nem ranchos, nem rodeos, nem botas de cowboy. Prometemos não mencioná-los para falar do Texas. O que nos resta então? Natureza em estado puro.
O

Texas tem 23% das florestas do sul dos Estados Unidos, cerca de 24 milhões de hectares de terras florestais: um número só superado pelo estado do Alasca. Portanto, prometemos que, nesta lista, você não vai encontrar nenhuma thumbleweed: aquelas típicas bolas de palha que percorrem, rolando, os cenários de deserto dos filmes de velho oeste. O segundo maior estado dos Estados Unidos cultivou sua fama western no mundo audiovisual, com séries como “Dallas” e “Walker, Texas Ranger”, protagonizada pelo ator Chuck Norris. Mas para além dos ultrapassados estereótipos da “América profunda”, o Texas esconde autênticos oásis naturais.

É possível acampar no Guadalupe River State Park pagando a partir de 15 dólares, cerca de 49 reais, por noite.

Piscina coberta em meio à floresta

Situada entre uma caverna e uma piscina natural, a Hamilton Pool é o recanto preferido dos habitantes de Austin quando querem se refrescar. Faz parte da reserva Balcones Canyonlands e, para experimentar suas águas transparentes, primeiro é preciso reservar com antecedência.

Big Bend National Park – lugar cheio de história!

A história do primeiro parque nacional do Texas é tão antiga quanto suas formações rochosas. Conta com mais de 320 mil hectares com áreas de montanhas, desertos e rios e, apesar de ser conhecido como “O Despovoado”, seus caminhos já viram passar índios apache, conquistadores espanhóis, mineiros e revolucionários mexicanos. Para explorá-lo, é possível seguir vários roteiros. O mais famoso é o do cânion Santa Elena, na fronteira com o México, com impressionantes rochas verticais de 450 metros de altura que ladeiam o Rio Grande.

Gorman Falls – Texas verde

A água da cachoeira abre passagem entre rochas e vegetação em um cenário que parece tudo menos texano. A Gorman Falls, com seus quase 20 metros de altura, é a maior cascata do Colorado Bend State Park, a duas horas de Austin, capital do Texas. O próprio parque organiza excursões a esta joia natural. Com duração média de duas horas, permitem percorrer 2,5 quilômetros de paisagem rochosa e chegar a um terreno descendente, bastante próximo da queda d’água. O passeio também pode ser feito sem guia por meio da trilha Gorman Falls Trail, um pouco mais longa. Mas suas águas não são o único tesouro do lugar: há mais de 50 quilômetros próprios para fazer caminhadas e dar muitas pedaladas em bicicletas de montanha.

Muleshoe Bend pode ser percorrido de bicicleta ou a cavalo. Dispõe de várias áreas de camping e mesas de piquenique.

Flor do deserto

Os campos texanos tingem-se de azul na primavera e lembram a região da Provença francesa. Porém, a cor não se deve ao cultivo de lavanda. No Texas, a flor oficial é o bluebonnet. Dois dos melhores locais para contemplá-los são Willow City Loop e Muleshoe Bend.

Caverns of Sonora – beleza interior

O Palácio de Cristal ou o Vale de Gelo são algumas de suas zonas mais famosas. Estes nomes sugestivos fazem justiça ao paraíso subterrâneo ao que pertencem, localizado na metade do caminho entre a cidade de San Antonio e o Big Bend National Park. Descoberta no início do século XX no rancho da família Mayfield, a caverna foi aberta ao público em 1960. Desde então, milhares de pessoas têm visitado a gruta, uma das mais ativas do mundo com 95% de formações ainda em crescimento. A excursão fotográfica por seu interior é uma das mais concorridas, permitindo que profissionais e amadores captem sua beleza.

Os mais aventureiros podem contratar o Discovery Challenge Tour das Caverns of Sonora, passeio que inclui rapel no Devil’s Pit.

Guadalupe River State Park – “Be water, my friend”

O rio é o grande protagonista deste parque cujas águas atraem turistas de Austin e San Antonio. As sombras das árvores de sua margem são aproveitadas pelos banhistas e  também por numerosos animais que habitam o lugar: coiotes, cervos, furões, guaxinins e muitos outros. Também conta com várias trilhas para caminhada e atividades para as crianças.

Artigos relacionados

Austin, a filha rebelde do Texas

Define-se a si mesma como “uma mistura entre a boa educação e um certo toque de fanfarrice do Texas”. Austin...

Os reis da Índia

Tradicionalmente, o leão sempre ostentou o título de rei da selva, mas na Índia as coisas são bem diferentes: aqui...

Lugares de Oscares

Em fevereiro, Los Angeles converte-se no lugar onde se reúnem os destinos mais impressionantes do planeta: os cenários dos filmes...

Uma ilha feita à mão

A febre pelo D.I.Y (do it yourself) não é nova. Séculos antes de nascerem Pinterest e os tutoriais de Youtube,...