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Restaurantes de um produto só: quando menos é mais

Maçã, trufa ou batata. Um simples produto pode levar o cliente a descobrir todas as suas possibilidades. Propostas culinárias criativas que nascem da ultraespecialização.
C

omer é mais do que alimentação, é viver uma experiência. E cada vez há mais restaurantes que permitem conhecer o universo completo do produto que oferecem. Abraçando o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, a tendência de transformar um único alimento em símbolo gastronômico começa a ganhar terreno.

Nenhum produto é má opção para a ultraespecialização. Os britânicos, por exemplo, consomem 11,5 bilhões de sanduíches por ano. Assim, não é estranho que o restaurante Melt Room, em Londres (Reino Unido), tenha transformado o sanduíche de queijo derretido em um prato gourmet, sempre utilizando pão artesanal e generosas porções de ingredientes de qualidade. Alface, mostarda, champignon, homus e até Nutella dão ao grande protagonista da casa um sabor especial.

Erin y Allison con macarrones con queso.
Erin e Allison deixaram seus trabalhos de escritório para trás para montar um restaurante especializado em macarrão com queijo.
Foto: Home Room

Chuva de almôndegas

The Meatball Shop, restaurante especializado em almôndegas, já é uma instituição em Nova York (Estados Unidos). Você pode escolher o tipo de carne (há opção vegetariana), o molho e os diferentes complementos que preferir para montar as suas. Seu brunch Balls Benedict mantém as almôndegas como protagonistas em uma irresistível adaptação do clássico.

Ainda com o queijo como carro-chefe, o Homeroom, na Califórnia (Estados Unidos), é especialista nos tradicionais mac and cheese (macarrão com queijo). As trinta variedades disponíveis vão do clássico prato com cheddar aos elaborados com jalapeño, bacon, linguiça italiana, alho ou espinafre. Todas as semanas, o estabelecimento chega a atender a mais de 5.000 pedidos.

A magia reside em propostas que transformam um produto humilde em algo extraordinário. The Potato Project é um restaurante londrino que eleva a batata assada à categoria de alta cozinha. Além da receita tradicional com manteiga, ali é possível encontrar, por exemplo, propostas com toques asiáticos, como batata doce com frango thai, curry, limão e coco.

Universo queijeiro

O Poncelet Cheese Bar, em Madri (Espanha), conta com Cheese Tours, visitas guiadas que permitem conhecer o processo de elaboração do queijo na região. O circuito começa no campo, com visitas à granja e à queijaria da fazenda Vega de San Martín, e acaba com degustações do produto no próprio restaurante.

Já o restaurante Pomze, em Paris (França), transforma a maçã na rainha do cardápio. Conta com 120 pratos que permitem prová-la das mais variadas formas, entre eles o de filé de cavala com molho ravigote de maçã-verde. Seja qual for sua opção, sempre é possível pedir uma das 30 sidras de diferentes regiões francesas para acompanhá-la.

Há ainda alternativas mais exclusivas. A Maison de la Truffe, restaurante da capital francesa com mais de 80 anos de história, é pioneira no ramo do monoproduto. Cada um de seus pratos conta com três alternativas: sem trufa, com trufa da temporada ou com trufa negra. Não existe melhor lugar no mundo para saborear omelete de trufa.

Tres perritos calientes de Bubbledogs
No Bubbledogs, há 20 variedades de cachorro-quente e mais de 60 tipos de champanhe.
Foto: BubbleDogs

Outras casas, como Bocadillo de Jamón e Champán, em Madri (Espanha), apostam em combinações atrevidas. O restaurante encontrou a excelência nos sanduíches de jamón (tipo de presunto) de máxima qualidade, propondo um bom espumante para que a dupla seja perfeita e divertida. Seu correspondente londrino é o estabelecimento Bubbledogs, onde o cachorro-quente é servido com champanhe: tim-tim!

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