>>>Que a força esteja com você nesta viagem

Que a força esteja com você nesta viagem

Os efeitos especiais e as técnicas de animação digital foram essenciais para rodar os filmes de Star Wars, mas muitas cenas foram rodadas primeiro em cenários ‘terrestres’.
Do deserto à neve. Para recriar os diferentes planetas da saga A guerra das galáxias as equipes de rodagem percorreram a terra à procura dos lugares mais radicais. As chamadas “casas trogloditas” de Matmata, em pleno deserto tunisiano, eram, em A ameaça fantasma, o lar de Anakin Skywalker no planeta Tatooine. Ora, nos referimos mais especificamente ao Hotel Sidi Driss. George Lucas já conhecia o lugar, uma vez que rodara ali parte de O império contra-ataca.
Junto ao lago Como, na Villa Balbaniello (Itália), tem lugar o enlace entre a rainha Amidala e Anakin Skywalker.

O universo Star Wars nos parques Disney

Agora que esta produtora cinematográfica é detentora dos direitos de Star Wars não podiam faltar nos seus parques as atrações relacionadas com os personagens principais e com os cenários da mítica saga galáctica. Deste modo os parques Disneylândia também serão palco dos filmes.

O deserto tunisiano avermelhado tem pouco a ver com os lugares extremos e gélidos que circundam a antiga estação de trem de Finse, na Noruega. Esta aldeia remota, situada entre Oslo e Bergen, fez as vezes do planeta gelado Hoth em O império contra-ataca. No inverno, as paisagens da região, com bastantes graus abaixo de zero, foram perfeitas para a localização de uma das bases rebeldes.
Muito diferente é o lar dos ‘ewoks’. Os bosques de Sequoias do Parque Nacional Redwood, na Califórnia, foram perfeitos para recriar Endor, o frondoso planeta de O Regresso de Jedi. Em contraste com a frondosidade deste parque, também na Califórnia, está o Death Valley, um dos desertos mais áridos do planeta. Nesta depressão árida, com quase 200 quilômetros de comprimento, rodaram-se várias cenas de A ameaça fantasma. Neste filme, com a ajuda da infografia, a Praça da Espanha em Sevilha (Espanha) tornou-se Theed, a capital do Reino Naboo. A forma semicircular e a riqueza ornamental da galeria desta praça é perfeitamente reconhecível em muitas cenas do filme. Por outro lado, para recriar o fogo interno constante do planeta Mustafar, que também aparece neste filme, foi necessário viajar até o Etna, o vulcão mais ativo da Europa, na Sicília.
Uma erupção do Etna (Sicília, Itália) simula o planeta Mustafar em A ameaça fantasma.
Em contraponto, Kashyyyk, o planeta natal de Chewbacca, surpreende em A vingança dos Sith pela beleza e exuberância das suas selvas tropicais, baías e ilhotas. Lugar tão encantador não podia ser outro que não o da ilha de Krabi, na Tailândia, um dos lugares prediletos para os que procuram paraísos no planeta Terra. Tão exuberante quanto é também a selva Tikkal, na Guatemala, onde se rodou parte de A guerra das galáxias. Cheio de antigos templos maias, o mesmo espaço repete-se no Episódio VII.
Construção maia em Tikkal (Guatemala), marco de A Guerra das Galáxias e da nova entrega da série.
Não menos encantador é o lugar onde se localizou, no planeta Naboo, o casamento romântico da rainha Amidala e Anakin Skywalker, durante O ataque dos colonos. A cena foi rodada nos terraços da Villa de Balbaniello, ao lado do Lago di Como, na Itália. Pois, tal como o enredo dos filmes da saga, cheios de múltiplas referências literárias e históricas, embora o roteiro ocorra em planetas remotos, todos os cenários podem ser encontrados na Terra.

Artigos relacionados

Veneza? Sim, há mais de uma

Veneza encanta tanto que todos os países querem ter uma. China, Holanda ou México também têm suas próprias cidades dos...

Os coloridos lagos de Kelimutu

Na escola ensinam que a água é incolor, mas os lagos do vulcão Kelimutu vão fazê-lo duvidar seriamente dessa afirmação.

O Japão dos filmes

O cinema transformado em campanha turística imparável. O filme “A Nossa Irmã Mais Nova”, do diretor japonês Hirokazu Koreeda, colocou...

Com você até o fim do mundo

Já não tem desculpa: pode cumprir a promessa de levar a sua cara-metade até Ushuaia, na Argentina, a cidade mais...