>>Cidade em movimento
off the record
Martín García Almeida
Kreativa Visual
Cidade em movimento
Depois de dias visitando ruas e edifícios, subimos a uma cobertura para poder observar a cidade com calma. Apenas parados conseguimos notar sua velocidade.
E
Costumamos usar a técnica fotográfica do timelapse em alguns vídeos do site Passenger 6A e é bastante eficaz. Mostra com detalhes as alterações do cenário de maneira bastante lenta. Mudanças que, quando vistas a olho nu, são quase são imperceptíveis. O movimento das nuvens, o caminhar da sombra sobre a fachada de um prédio conforme o sol vai desaparecendo... Para gravar um timelapse de Santiago, encontramos um lugar privilegiado: o terraço do nosso hotel, edifício de 28 andares com vistas de 360 graus da cidade. Outros elementos imprescindíveis para conseguir o vídeo perfeito: um céu limpo, a seleção de um plano espetacular, o fim de tarde e umas cervejas geladas. O movimento do que fotografamos é muito lento, mas o tempo para gravá-lo é longo.
O movimento do que fotografamos é muito lento, mas o tempo para gravá-lo é longo.
O processo pode durar várias horas, e a inspiração vem da vida real da cidade. Antes da gravação, observamos os bairros que percorremos durante o dia para obter referências a partir de elementos que parecem fixos e imutáveis: as neves perpétuas dos Andes, a torre da igreja de San Francisco - um dos poucos edifícios coloniais de Santiago -, o Costanera Center, os cruzamentos. Nosso olho, então, concentra-se nos movimentos constantes de todo o resto; no que, até esse momento, tinha passado despercebido: as ondas da água das piscinas da cobertura de muitos prédios, as luzes dos faróis dos automóveis, os elevadores que sobem e descem, o fluxo de pessoas que entram e saem das estações de metrô. É o momento em que a cidade se mostra diferente, latejante, viva e em movimento.
Mais Santiago
“O homem não existe nu”
Santiago
Seja em seu programa de televisão, “City Tour”, ou como reitor do Campus Creativo da Universidade Andrés Bello, Federico Sánchez ensina a pensar sobre onde e como vivemos.
Ler entrevista >
Santiago
Cidades de autor
A capital do país mais longo e estreito do planeta renasceu várias vezes. Cosmopolita e acolhedora, faz um convite para conhecer sua memória e seu futuro.
Read highlights >