>>A minha casa é a tua casa
off the record
Carlos Luján
A minha casa é a tua casa
“Isto não vai ser um vídeo, vai ser uma trilogia”. Disse Carmen, a nossa redatora chefe, enquanto preparávamos a reportagem. Não foi nada fácil. Precisamente, por ser Madrid a nossa casa, a lista de bares e restaurantes que queríamos incluir era interminável. Se tivéssemos falado sobre todos os quais havíamos pensado, seguramente poderíamos lançar uma ‘versão ampliada’. Procuramos mostrar a cidade como o fariamos a um amigo. E de fato assim foi: duas amigas suecas nos acompanharam na rodagem. Irá reconhecê-las pelas madeixas azul e laranja, inconfundíveis, no terraço do Círculo de Bellas Artes.
Francisco Márquez trocou a savana africana pelas ruas do Malasaña e os linces ibéricos pelo nosso ‘passenger’ Liam Aldous
Na hora do almoço, muito tarde segundo as suecas, fomos clássicos. No Platea Madrid escolhemos almôndegas de atum e ensopado em “Sinergias De Cuchara”. Comida tradicional em versão gourmet: os chefes deste projeto somam quatro estrelas Michellin. Embora para estrela tenhamos o Jorge, assistente de som, que subiu ao palco para tocar piano, para surpresa dos assistentes (e nossa). Carlos Luján, o nosso fotógrafo, prefereriu os doces às luzes da ribalta. Ele trabalhou no Le Monde, para o Newsweek e para o New York Times e desfrutou como um menino ao fotografar os pastéis da Mama Framboise. Francisco Márquez realizador do vídeo, especializou-se em fauna e flora e foi premiado com o ‘Wildlife Photographer of the Year’ pela BBC. Trocou a savana africana pelas ruas do Malasaña e os linces ibéricos pelo nosso ‘passenger’ Liam Aldous. Apesar da constipação, Liam estava muito simpático e passeámos com ele pelas ruas da sua cidade que abraçou como sua. Ele nos colocou a par dos novos lugares da região e nos confessou que não éramos os únicos: ele também tem dificuldade em selecionar apenas um da lista.
Mais Madri
“Madrid está a ponto de viver uma nova ‘movida’”
Madri
Liam Aldous, jovem jornalista australiano, é um caça tendências sociais e culturais. Como correspondente em Espanha da revista Monocle está sempre a par dos últimos bares, restaurantes ou lojas que abrem em Madrid. Apaixonado pela cordialidade da capital espanhola e dos madrilenos, não encontraríamos ninguém melhor com quem passear por esta cidade.
Ler entrevista >
Madri
A acolhedora Madrid
Madrid é caprichosa. “Insolente e ideal”, disse Almodóvar. Às vezes é cosmopolita e outras deixa-se levar pela tradição. A capital espanhola tem mil caras diferentes, mas só deixa ver as que lhe agrada. Porquê? Porque pode.
Read highlights >