>>>Férias na granja
Foto: ©Belle Mont Farm

Férias na granja

Hortas e estábulos são, cada vez mais, uma forma de fugir do ritmo frenético das cidades. A granja é o novo destino da moda.
O

homem é a única criatura que consome sem produzir […]; e ainda assim, é senhor de todos os animais”, disse o escritor George Orwell. Napoleão e Bola-de-Neve, os porcos tiranos de seu livro “Revolução dos Bichos”, pouco têm a ver com Matilda e Tiramisú, mascotes (porca e cabra, respectivamente) do Tribewanted Monestevole.

O projeto, que propõe a imersão total em uma fazenda e deseja ser autossuficiente, ocupa cerca de 40 hectares na Umbria, Itália. Seus promotores se definem como comunidade, mas aceitam qualquer viajante que queira se hospedar em suas instalações (mediante pagamento prévio). Não existe um programa de atividades definido: apenas se espera que o visitante ajude nas tarefas a realizar. Há cavalos, vacas, ovelhas, porcos, patos… “Queremos preservar e melhorar as habilidades artesanais da região e inspirar os jovens a voltar para o campo, ao mesmo tempo em que fazemos com que os membros da nossa ‘tribo’ tenham uma lugar mais acessível para aprender, sujar as mãos e levar a lição aprendida para casa”, confessam.

Chefs do restaurante da Belle Mont Farm cozinham diante dos clientes.
Foto: ©Belle Mont Farm

Caribe eco

A Belle Mont Farm está na ilha caribenha de São Cristóvão. É uma fazenda ‘premium’ com 160 hectares de terras cultiváveis em plena floresta tropical. Aqui, tudo é orgânico. Todas as manhãs, os hóspedes recebem, diretamente nos quartos, uma cesta de frutas maduras.

É precisamente o que procura muita gente que vive em grandes cidades. Um regresso ao campo, mesmo que de férias, para experimentar um ritmo de vida ‘slow’. Um retorno às origens que combata o estresse de um mundo cada vez mais urbano. Neste contexto, o agroturismo é uma oportunidade. As fazendas permitem que aqueles que só consomem alimentos processados possam voltar ao passado.

‘Glam-farm’

O luxo é capaz de encontrar seu lugar até mesmo quando rodeado de hortaliças. Em Oxfordshire, a uma hora e meia de carro de Londres (Reino Unido), encontramos a Soho Farmhouse. Um projeto da Soho House que aposta em uma pousada campestre, mas nem por isso carente de comodidades. O lugar também admite hóspedes em sua ‘farmhouse’, em barracas ou em cabanas junto ao rio. Ali, atividades típicas do campo, como montar a cavalo ou aprender a cozinhar com produtos ecológicos, convivem com outras mais habituais de hotéis de primeira: academias, piscinas… Nas zonas comuns, ainda há bar, loja e cinema.

As árvores da Belle Mont Farm exibem cartazes que dizem "colha-me" ao lado de frutas maduras.
Foto: ©Belle Mont Farm

Já The Pig, entre as cidades britânicas de Bath e Bristol, é um hotel de 29 quartos que convida a conhecer Somerset, condado no sudoeste de Inglaterra. De suas janelas, é possível contemplar a horta que o abastece com produtos frescos e um campo repleto de cervos. Espinafre, beterraba, cebola, mirtilo… Direto da terra para a mesa da estufa, onde fica o restaurante. Os demais ingredientes são produzidos por agricultores locais. O estresse fica do lado de fora da biblioteca, do bar ou das cabanas de massagens.

Perto da mercearia ‘gourmet’ da Soho Farmhouse, há uma adega e duas salas para tratar alimentos: uma de salga e outra de secagem.
Foto: ©Soho Farmhouse

Na Liberty Hill Farm (Vermont, Estados Unidos), os hóspedes podem ajudar nas tarefas da granja: ordenhar, recolher ovos das galinhas, colher alimentos… Com 80 hectares de terreno, tornou-se um dos lugares preferidos das famílias da região. Que as crianças saibam ao menos de onde vem a alface!

Artigos relacionados

Em Porto Rico, escalar não é só para corajosos

Dos dois tipos de pessoas que há no mundo: existem os que gostam de contemplar uma montanha e as que...

Lalibela: a Jerusalém etíope

Nas montanhas de Lasta, esconde-se a cidade monástica de Lalibela, cujos templos foram esculpidos em rocha vulcânica com a finalidade...

Viajar sem sair do sofá

Através de uma tela, o Google Street View transporta-nos para os lugares mais desconhecidos do planeta sem termos que sair...

Os guardiões do Virunga

Casa para mais de 110 espécies, incluindo os gorilas de montanha, o parque nacional mais antigo da África é reaberto...