>>>"A ilha de Skye é um dos melhores lugares do mundo para andar de bicicleta"
Foto: Chris Prescott
Entrevistamos Danny MacAskill, ciclista de street trial e estrela do YouTube

“A ilha de Skye é um dos melhores lugares do mundo para andar de bicicleta”

Ele tem mais de 200 milhões de visitas no YouTube. Seja no alto de uma montanha, nas ruas de sua Dunvegan natal ou em um cenário quase impossível, suas piruetas sobre duas rodas são um fenômeno.
Ele tem mais de 200 milhões de visitas no YouTube. Seja no alto de uma montanha, nas ruas de sua Dunvegan natal ou em um cenário quase impossível, suas piruetas sobre duas rodas são um fenômeno.Para Danny MacAskill, a viralidade começou em 2009, quando gravou, em Edimburgo, um vídeo com várias de suas acrobacias. Depois de adicionar uma música da banda Band of Horses à gravação, ele foi dormir. Na manhã seguinte, milhares de pessoas já tinham visto suas manobras e saltos sobre muros e escadas em Inspired Bycicles. Desde então, foi nomeado pela National Geographic como Aventureiro do Ano, apareceu no jornal americano “The New York Times” e carregou a tocha olímpica na sua passagem por Glasgow.

Um dia, ao acordar de manhã, você se deu conta de que milhares de pessoas tinham visto um de seus vídeos. E isso aos 23 anos. Como sua vida mudou a partir desse momento?

Meu ponto de vista sobre a bicicleta mudou. Antes do vídeo, em abril de 2009, estava apenas interessado em andar de bicicleta e aprender truques novos. Mas, a partir daí, também comecei a pensar na bicicleta na perspetiva de um cineasta.

Martyn Ashton e Martin Hayes eram suas principais inspirações quando criança.
Foto: © Red Bull Media House

Quando surgiu seu interesse pelo street trial?

Sou obcecado pelas bicicletas desde que pedalei pela primeira vez, aos quatro anos. Comecei a andar naquilo que chamamos bicicletas de trial aos onze, ainda que fizesse derrapagens e saltasse pelas paredes desde que tive a minha primeira bicicleta. Era um garoto miúdo bastante hiperativo e aventureiro, subia a rua e fazia a primeira coisa que me passava pela cabeça (o que quase sempre acabava em lágrimas). Aos 8 ou 9 anos, o irmão de um amigo e seu grupo começaram a andar de mountain bike. Eu era o típico garoto magrinho que ia para todos os lados e copiava o que eles faziam.

Seu vídeo “The Ridge” tem mais de 41 milhões de visualizações no YouTube.
Foto: © Red Bull Media House

Quantas horas é preciso treinar para deixar de ser amador e ser um rider profissional?

Sempre fiz isto por diversão e nunca tinha imaginado que seria um profissional. Para mim, andar de bicicleta é como, para outras pessoas, jogar futebol ou fazer escalada. Quando não estou lesionado, pratico normalmente duas ou três horas diárias, sete dias por semana, mas nunca vi isso como um treino.

Danny MacAskill gravou um documentário nas ruínas de Epecuén, Argentina. Uma enchente transformou o lugar em uma cidade abandonada que atrai turistas do mundo inteiro.
Foto: © Red Bull Media House

Agora você está envolvido em uma projeto chamado Drop&Roll Tour, não?

A Drop&Roll consiste em reunir os melhores riders de street trial do mundo para fazer exibições em uma plataforma artística criada especialmente para isso. Duncan Shaw, Ali C, Fabio Wibmer e eu viajaremos pela Europa e pelo resto do mundo com nosso espetáculo.

Zurique é uma das cidades por onde o Drop&Roll Tour já passou.
Foto: © Red Bull Media House

Qual é o seu lugar preferido para andar de bicicleta?

A minha terra, sem dúvida. A ilha de Skye é um dos melhores lugares do mundo para andar de bicicleta.

Antes de ser uma estrela do street trial, Danny MacAskill trabalhou em uma loja de bicicletas em Edimburgo.
Foto: CutMedia
Penso na bicicleta na perspetiva de um cineasta

A sua terra, a Escócia, tem sido o cenário dos seus vídeos mais conhecidos, como “Way Back Home”, em Dunvegan, ou “The Ridge”, na costa da Ilha de Skye.

“The Ridge” era algo que queria fazer há anos. Quando era mais novo, costumava observar os Montes Cuillin e imaginar a mim mesmo andando de bicicleta lá em cima. Gravar o vídeo foi muito divertido e um dos projetos mais difíceis e exigentes em que trabalhei. Mas, para mim, era um ato de amor. Queria mostrar Skye, minha casa, com orgulho.

“Ando de bicicleta todos os dias e tenho um repertório completo de acrobacias que quero experimentar ou locais onde quero filmar”
Foto: CutMedia

Um lugar desconhecido para visitar sobre duas rodas?

Adoraria visitar o Japão. Outro dia estava olhando para a lua e pensei comigo mesmo que seria um bom lugar para fazer um vídeo algum dia…

Conte-nos um pouco de sua próxima aventura… talvez um projeto criativo, como 'Imaginate’?

Só penso nisso: acrobacias inéditas e novos lugares para gravar vídeos. O problema é que não há tempo para tudo. Gostaria de trabalhar em um vídeo curto para descontrair um pouco e aliviar a pressão que me imponho para levar cada projeto a um nível superior. Além disso, neste ano, vamos fazer turnê com o Drop&Roll, por isso… estejam atentos aos nossos próximos shows.

Biografia

Danny MacAskill é um rider profissional de street trial. Nasceu na Ilha de Skye, na Escócia, onde começou a praticar a modalidade com sua bicicleta. Aos 23 anos, um dos seus vídeos tornou-se viral, levando-o ao mais alto nível desta modalidade. Atualmente, organiza espetáculos e participa de anúncios e produções de Hollywood como dublê.

Artigos relacionados

A dois metros debaixo da terra

A cidade subterrânea de Edimburgo desapareceu no século XIX, mas as histórias de quem a habitou estão mais vivas do...

St. Andrews, aberto para jogar

Acontece apenas duas vezes por ano. Não é nenhum fenômeno meteorológico, mas os adeptos do golfe assinalam a vermelho no...

Réveillon mais longo do mundo

Se a vidada do ano deixar você com gostinho de quero mais, experimente passá-la em Edimburgo, na Escócia (Reino Unido)....

Portree: a colorida nota discordante

A melhor forma de combater o cinzento do céu escocês é dar-lhe cor. Nesta pequena cidade pesqueira sabem-no e transformaram...