>>>‘Crazy in love’ em Hvar

‘Crazy in love’ em Hvar

Faz concorrência a lugares como Ibiza e Saint-Tropez e até Beyoncé procura inspiração em sua costa. O destino da moda está na Croácia e tem aroma de lavanda.
R
econhecer a filha de Beyoncé como cidadã de honra funciona melhor do que qualquer outra estratégia de marketing para atrair turistas. Foi por isso que, antes mesmo de completar um ano, a pequena Blue Ivy recebeu esse título do presidente da Câmara de Hvar. A relação entre a ilha e a menina começou antes de seu nascimento. A diva do R&B publicou um vídeo nas redes sociais em que encontrava uma espécie de planta trepadeira que costuma dar pequenas flores, a hera azul, em um passeio pelos arredores de Hvar. “Acho que é Blue Ivy, o que seria bastante apropriado.” Meses depois, nasceu sua filha, que foi batizada com o nome da planta. Assim, os olhos do mundo voltaram-se para a vegetação da ilha croata, a mais extensa do Adriático e repleta de lavanda, alecrim, pinheiros e oliveiras: uma paisagem mediterrânea perfeita em plena costa dálmata.
Também chamada de “praia celestial”, a marca de Lucisca são suas águas cristalinas rodeadas por pinheiros.

Concorrendo com blue ivy

Beyoncé pode ter popularizado a hera azul, mas a lavanda é o verdadeiro símbolo da ilha. O pequeno povoado de Velo Grablje, próximo a Hvar, foi quem deu início à tradição de valorizá-la ao realizar seu festival da lavanda. Todos os anos, sempre no mês de junho, o evento abriga shows, workshops e exposições, todos eles embalados por um agradável perfume.

Sua beleza natural tem uma explicação: é a cidade da Croácia mais ensolarada. E a que acolhe mais estrelas. Mas Queen Bey não é a única que passa o verão na capital da ilha de Hvar. O imperador da Áustria, Francisco José I, foi o primeiro a fazer isso em 1875. Depois, personalidades como Orson Welles, George Clooney e Ellen DeGeneres seguiram o exemplo.
Embora receba iates caríssimos, seu porto não perdeu o ar medieval. A marca deixada pela República de Veneza, que governou diversas vezes a cidade ao longo de cinco séculos, continua presente em suas ruas empedradas. Esta influência pode ser especialmente notada na praça de Santo Estevão, endereço de edifícios como a catedral de estilo renascentista veneziano, a Torre do Relógio e a loggia, uma galeria aberta e vazada por arcadas. Também aqui se encontra o teatro municipal, construído em 1612 e “o mais antigo da Europa”, garantem os locais.
Hvar também é conhecida como “ilha violeta” devido aos seus campos de lavanda.

Hvar para lá de Hvar

Além da capital, a ilha de Hvar possui outros lugares interessantes. Um exemplo é Stari Grad, a cidade mais antiga da Croácia. Sua planície, conhecida como “Ager de Faros”, é Patrimônio da Humanidade. Também vale a pena visitar Vrboska, conhecida como “a pequena Veneza”.

Os arredores da cidade são tão populares como o centro urbano. Para compreender o motivo, é preciso subir à Fortaleza Espanhola (Fortica Španjola). A parte alta desta estrutura do século XVI proporciona uma perspectiva única do mar Adriático e do arquipélago de Pakleni, conjunto de ilhas cobertas por um manto de bosques verdes e conhecido por suas praias nudistas. Natureza e cultura complementam-se com enseadas de águas cristalinas, como Uvala Skozanje, e festas até o amanhecer: sábia combinação que conquistou artistas de Hollywood, jovens europeus e recém-casados. Uma Ibiza relax de glamour discreto.
Beyoncé e Jay-Z estão entre os clientes VIP do exclusivo Hula Hula Hvar.
Para ser visto…
A Carpe Diem Beach é a versão estival do clube mais famoso da cidade, o Carpe Diem. Além de música non-stop, oferece campos de vôlei e futebol, spa e comida gourmet na baía de Stipanska. Para curtir seus 2500 metros quadrados de lazer, é preciso chamar um barco-táxi. O Hula Hula Hvar é outro dos espaços favoritos para quem queira dançar em um dia de praia. O beach club abre às 9h e conta com redes, discoteca e serviço de aluguel de barcos, tudo ao lado da praia. Fica a apenas cinco minutos do hotel Amfora, equipado com uma piscina com cascatas artificiais e onde reina o luxo puro. Outras opções “cinco estrelas” são o Adriana Hvar Spa Hotel, com vistas para o centro histórico, e o Riva Yacht Harbour, que presenteia seus hóspedes com mimos como chocolate e garrafas de prosecco. Este local também permite dormir na companhia de atores como James Dean e Audrey Hepburn, cujos rostos decoram os quartos. Um toque chique que cai bem a Hvar, tão flawless como Beyoncé.

Artigos relacionados

A ilha da felicidade

De 28 de julho a 6 de setembro, a ilha de Obonjan, na Croácia, só tem uma missão: deixar-nos felizes.

Sob o sol da Toscana croata

Paisagens salpicadas de vinhedos e cidades com ar medieval. A península de Ístria destila essência mediterrânea ao norte do Adriático....

Festival itinerante pelo mar Adriático

De ilha em ilha, parando em sete destinos babilônicos banhados pelo mar Adriático. Assim funciona o exclusivo festival do verão...

Uma ilha feita à mão

A febre pelo D.I.Y (do it yourself) não é nova. Séculos antes de nascerem Pinterest e os tutoriais de Youtube,...