>>>Bodrum, Saint-Tropez da Turquia

Bodrum, Saint-Tropez da Turquia

É o “paraíso de azuis eternos”, segundo Homero. Dez séculos depois, a cidade portuária turca atrai, por outros motivos, curiosos, bon-vivants e jet-setters que aumentam seu censo todos os verões.
S
eu estado de espírito é seu destino”, dizia o historiador grego Heródoto, originário daquela região que, então, era conhecida como Halicarnasso. Na atual Bodrum, é o destino que dita o espírito, com sua alegria de viver e exuberância louca.
Embora, hoje, esta floresta esteja associada à diversão e ao prazer mais exclusivos, era, até poucos anos atrás, uma aldeia de pescadores na qual se exilavam dissidentes da então recém-nascida República da Turquia. Um deles, o escritor Cevat Şakir Kabaağaçlı, chegou a Bodrum em 1925. Foi tal sua paixão pelo lugar que contagiou toda uma geração de artistas e escritores, que têm marcado encontros por aqui desde meados dos anos 40.
Resorts da costa de diferentes redes hoteleiras internacionais oferecem comodidades de todo tipo.

Para shopping victims

Kusadasi fica a 100 km ao norte de Bodrum. É uma antiga aldeia de pescadores e atual balneário, onde cruzeiros do mundo inteiro fazem escala por sua proximidade com as ruínas de Éfeso. É famosa, sobretudo, pela concentração de lojas de materiais têxteis, objetos de couro, cerâmica e joias.

Este foi o despertar da lenda de Bodrum, mas não da sua história. Seu passado glorioso ainda pode ser lido nas pedras. Locais como o Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo, ou o Castelo de São Pedro, construído com os cavaleiros de Malta e que hoje funciona como Museu de Arqueologia Submarina, são duas das suas heranças.
A maioria dos visitantes não procuram os vestígios da invasão de Alexandre Magno; vêm pelo clima, pela magnífica baía e pelas águas límpidas. Mas também devido à gentrificação de elevado poder de compra a que tem assistido nos últimos anos. Os modernos arqueólogos de tendências fazem descobertas como a discoteca mais famosa do país, Halikarnas, e o seu restaurante posh, Secret Garden, desenhado por Jade Jagger; ou o Billionaire Club, onde Flavio Briatore reinventou as regras do elitismo e do glamour. Um clube em uma ilha privada, com uma piscina de 700 m2, onde modelos, famosos e pessoas bonitas dançam ao ritmo comandado pelo DJ.
Esta zona do Egeu é conhecida como “a Riviera turca”.
Todos os dias, chegam a Bodrum centenas de turistas, na sua maioria jovens à procura de diversão. Invadem as praias, nadam durante o dia e, na agitação da noite, marcam presença nos bistrôs ao ar livre, nas discotecas e nos bares das ruas Cumhuriyet e Dr. Alim Bey, divertindo-se até o sol raiar. No porto de Palmarina, rivalizam entre si os últimos iates apresentados no Miami Yacht Show, no meio do caminho entre a elegância e o bling bling mais ostentoso. Os amantes dos esportes náuticos menos abastados podem fazer o aluguel diário de escunas e percorrer as deliciosas enseadas e ilhéus do litoral.
O Castelo de São Pedro foi reconstruído com as pedras do Mausoléu de Halicarnasso.
A península de Bodrum é uma coleção de belas praias de nomes difíceis de pronunciar para os estrangeiros: Bardakçi, Gümbet, Akbuk, Aktur, Bagla, Akyarlar… A de Ortakent surpreende por ser interminável; Karaincir, pela sensação paradisíaca e por sua dolce vita única, sendo a melhor promessa de passeios dedicados ao dolce far niente e a animadas noites de música em companhia que glorificam a juventude e a beleza. Este é o espírito de Bodrum.

Artigos relacionados

Sobre as serpentes de Kerala

No sul da Índia, a água dos lagos dança ao ritmo dos remos. São as regatas de barcos de Kerala,...

“Um anel para encantar a todos”

Frodo e Gollum estariam de acordo: há um anel melhor do que o de Sauron e está na Irlanda.

Os oásis do Saara americano

Não é todos os dias que encontramos água no deserto. Mas, entre os meses de maio a outubro o Parque...

Piratas, jacarés e outras histórias

As praias locais revelam lendas de exploradores e tesouros e, uma vez por ano, suas ruas enchem-se de bandeiras negras...