>>>Avós mais queridas do mundo e suas receitas
Gabriele Galimberti

Avós mais queridas do mundo e suas receitas

Cozinha de avó é antídoto contra a saudade quando se está longe de casa. O carinho com que prepara seus pratos conquistou o fotógrafo Gabriele Galimberti em sua viagem pelo mundo.
É

especial, reconfortante e nostálgica. Cozinha de avó é uma recordação que permanece na memória e uma tradição de peso particular em nossas vidas. E foi pensando nisso que Gabriele Galimberti decidiu lançar o livro “In Her Kitchen”. Este fotógrafo italiano de apenas 22 anos, que nunca antes havia saído de sua cidade natal, lançou-se à conquista do mundo para eternizar essas qualidades.

Quando contou à sua avó que pretendia viajar a mais de 50 países durante dois anos para fotografar e entrevistar pessoas, ela expressou sua principal preocupação: “Mas o que você vai comer? Quem vai preparar a comida? Ouvi dizer que comem cachorro na China e que, na África, mal há o que comer!” Sabendo que o mundo está cheio de avós que cozinham com carinho para seus netos, prometeu ir à casa de muitas delas para experimentar os pratos que fazem e, depois, tirar fotografias delas e de suas receitas. Foi assim, da preocupação sincera de uma avó, que nasceu “In Her Kitchen”.

Boonlom con los ingredientes de su plato.
Boonlom, além de cozinhar para sua família, esteve à frente de um posto de comida de rua de Bangkok (Tailândia) durante toda a sua vida.

Não demorou muito para que Galimberti percebesse que as avós que conhecia em cada país entendiam realmente a preocupação da sua. “Não esperava que fosse tão fácil encontrar tantas avós que quisessem fazer parte do projeto. Fiquei surpreso com a reação que tinham cada vez que contava a história da minha avó e a razão de ter começado o projeto. Todas se mostravam muito felizes de participar e se esforçavam para cozinhar algo especial.”

As avós que conhecia em cada país entendiam realmente a preocupação de sua própria avó.

Pratos caseiros que são um presente para o coração, que alimentam só com o aroma e arrancam um sorriso infantil. Mas as lembranças do fotógrafo não param por aí. “Lembro claramente das refeições na casa dos meus avós, quando celebrávamos eventos que marcavam a mudança das estações: a vindima e o primeiro vinho, a temporada de abobrinha e couve da Toscana, a matança do pato para os dias de festa, a colheita de melão e melancia… Uma das minhas melhores recordações é a do sabor delicioso da azeitona logo depois de colhida, ligeiramente picante, e do azeite recém-extraído.”

Na sua viagem, conheceu o mundo por meio da gastronomia tradicional, sem artifícios. A mesma que, hoje, é imitada por chefs como o britânico Jamie Oliver em sua comfort food. A lista de receitas das avós é extensa e variada, como Galimberti conseguiu comprovar. Desde Julia, 71 anos, de La Paz (Bolívia), que preparou para ele a receita de queso humacha (sopa de legumes com queijo muito popular no país); passando por María Luz, 53 anos, que cozinhou iguana com arroz e feijão nas ilhas Cayman, dando vida a esse prato tradicional de Honduras, sua terra natal; deixando-se surpreender por Regina, 53 anos, de uma pequena aldeia do Malawi e que o ensinou a fazer lagarta com molho de tomate; até Boonlom, 69 anos, que passou toda a sua vida em Bangkok e lhe serviu tortilha recheada.

María Luz con los ingredientes de su plato.
A maior dificuldade do prato de María Luz (ilhas Cayman) é conseguir iguanas frescas para refogar.

Outras 54 avós e suas receitas figuram no livro “In Her Kitchen”. Uma forma de percorrer o mundo por meio de um dos atos de amor mais puros – a cozinha das avós – e sem perder o lar de vista. Buon appetito!

El Finkubala es un plato festivo de Malawi a base de orugas y salsa de tomate.
Finkubala é um prato festivo do Malawi feito de lagartas com molho de tomate.

BIO

Gabriele Galimberti é um fotógrafo italiano que vem trabalhando, ao longo dos últimos anos, em um projeto documental ao redor do mundo. Como resultado dessas viagens, nasceu o livro “In Her Kitchen”, que conta a história e as receitas de 58 avós que cozinharam para ele como se fosse um neto de verdade.

Artigos relacionados

Melhores lugares do mundo para fotografar seu casamento

O cenário pode ser a diferença entre um casamento convencional e um extraordinário. Ambos serão inesquecíveis, mas o segundo terá...

O Amor nos Tempos de Kale

Sair para jantar já não será um problema. Há cada vez mais restaurantes a adaptar os menus para satisfazer os...

“A terra firme é apenas uma zona de passagem.”

Não está disposto a viver longe dos oceanos. Procura “descobrir novos mares” e também as “culturas que o rodeiam”. “Analisar...

No encalço das luzes do sul

As luzes do norte parecem ser um fenômeno único, mas suas vizinhas do sul concorrem com elas em iguais condições...