>>>Aprendiz de Caribe
A praia de Santa Maria, na ilha do Sal, é uma das mais famosas de Cabo Verde.

Aprendiz de Caribe

Cabo Verde é o novo Caribe africano. São dez ilhas em pleno Atlântico e a 700 quilômetros a oeste de Dacar, no Senegal, com talento para substituir as espanholas ilhas Canárias durante o inverno europeu.
Q

uando o nome da capital é “Praia”, só há duas opções: ou é um destino de praia ou gostaria de ser. No caso de Cabo Verde, as duas situações são verdadeiras: é um lugar de areia e sol, mas com o encanto dos locais ainda pouco explorados pelo turismo. Pouco a pouco, vai mostrando ao mundo sua faceta de oásis em meio ao oceano Atlântico com muito a oferecer. Estas dez ilhas atraem cada vez mais visitantes e competem com o vizinho Senegal pelo título de “Caribe africano”.

Prainha e Quebra Canela são algumas das praias de Praia, com fácil acesso a partir do centro da cidade. Porém, as mais recomendadas são as das ilhas do Sal e da Boa Vista. De origem vulcânica, a primeira é a mais turística, sede do aeroporto internacional e endereço de diversos resorts de luxo. Suas paisagens áridas contrastam com o azul-turquesa das águas e se explicam, em grande parte, pela proximidade com o Saara, área com a qual compartilha latitude.

 Praia, Cabo Verde
Além das praias, a principal atração turística de Praia é o bairro de Plateau, no centro histórico.

Verde de Cabo Verde

Costuma-se dizer que Cabo Verde não é nem um cabo nem verde. Mas isso só é verdade para quem não visitou Santo Antão. É a segunda maior ilha do arquipélago e tem ótimas trilhas para caminhar entre vales e crateras.

Apesar disso, uma vez na orla da praia de Santa Maria, ainda na ilha do Sal, o deserto não poderia parecer mais distante. Santa Maria convida à tranquilidade, à contemplação e a se deixar levar pela “morabeza” de Cabo Verde. Esta palavra, regionalismo do país derivado do crioulo cabo-verdiano, existe para definir “sentimentos calorosos” como a amabilidade, a gentileza, a cortesia… O que não é incompatível com sua outra face, a da adrenalina e dos esportes náuticos. Nos seus oito quilômetros de extensão, há espaço mais do que suficiente para o kitesurfe, o windsurfe, a pesca e o mergulho.

Mas nem tudo são praias de areia fina. Esse mesmo terreno vulcânico fez com que surgissem recantos como Buracona, baía com piscinas naturais esculpidas pela erosão e protegidas por gigantescas rochas basálticas. É um dos lugares mais originais da ilha do Sal ao lado das salinas de Pedra de Lume, outra grande atração. Este curioso lugar ocupa a cratera de um antigo vulcão e é a razão pela qual o nome da ilha foi alterado, já que antes era conhecida como Plana. A elevada concentração de sal faz com que os visitantes que arriscam um mergulho flutuem em suas águas rosadas.

Santo Antão, Cabo Verde
Santo Antão tem três picos que superam os 1.800 metros. O mais alto é o Topo da Coroa.

Para continuar curtindo Cabo Verde, a praia do Estoril é uma boa opção. Situada na ilha da Boa Vista, tem um quilômetro de comprimento, fica ao sul da capital, Sal Rei, e está protegida do vento por um pequeno ilhéu. Trata-se de apenas um dos tesouros de Boa Vista, com 55 quilômetros de litoral.

Praia da Chave
As praias de Chaves e da Atalanta, na ilha da Boa Vista, atraem inúmeros esportistas e são cenários da prática diária de windsurfe.

Santa Mónica, cujo nome se deve à semelhança com a praia homônima da Califórnia, nos Estados Unidos, é uma das mais inacessíveis de Boa Vista e, portanto, quase virgem. A da Cruz é o contrário: seus quiosques e bares animam o ambiente e contribuem para a agitação local. A baía das Gatas é a preferida dos golfinhos, que também não querem perder a beleza do novo Caribe africano.

Artigos relacionados

A costa branca da Alemanha

Rügen, a maior ilha do país germânico, esconde um extenso litoral com vista para o Báltico e que foi inspiração...

O fim do mundo está na Tasmânia

Three Capes Track abriu ao público com a promessa de “despertar os sentidos”. A rota de trekking mais esperada pelos...

Um bosque de luxo

Pequenas vilas camufladas entre a vegetação e uma piscina infinita com vista para… mais vegetação. Bem-vindo ao resort de luxo...

Piratas, jacarés e outras histórias

As praias locais revelam lendas de exploradores e tesouros e, uma vez por ano, suas ruas enchem-se de bandeiras negras...